Depois de poucos avanços e muitos recuos, a Hyundai Merchant
Marine (HMM) comunicou, este domingo, que havia chegado a um pré-acordo com a
Maersk Line para participar numa cooperação estratégica, no âmbito da Aliança
2M.
Lembro que as acções da empresa sul-coreana chegaram a cair
11,6% na sexta-feira, com receios de que a HMM não conseguiria chegar a acordo.
Pessoas conhecedoras do processo afirmaram que as partes têm
vindo a discutir a opção de parceria, em que a Hyundai através de um
"contrato de troca e compra de slots",
pelo qual a capacidade excedente poderia ser compartilhada ou negociada.
As negociações incluíram a possibilidade da Maersk Line
assumir os contratos de afretamento e as operações dos navios afretados à
Hyundai, com o objectivo de os incluir na rede 2M.
Seja como for, parece cada vez mais longe a HMM poder
assumir o lugar de membro pleno da 2M, com uma Maersk muito mais forte após as aquisições
que protagonizou e com a MSC “ausente” de todo este processo de negociações (pelo
menos é o que parece…).Notícia completa
Sem comentários:
Enviar um comentário