28 de janeiro de 2022

Viking Glory, o navio inteligente, amigo do clima e da sustentabilidade

O calor residual dos motores do navio é convertido em eletricidade, enquanto o frio residual do gás natural liquefeito é usado para arrefecimento. O seu casco minimiza a resistência à água e um sistema de controlo automatizado inteligente desliga o ar condicionado nas cabines vazias. As soluções inovadoras do novo Viking Glory tornam-no um dos navios de passageiros mais “inteligentes” do mundo.

Quando o Viking Glory entrar ao serviço em março, o impacto ambiental dos navios da Viking Line na rota Turku-Mariehamn-Estocolmo será ainda mais reduzido. Por exemplo, o Viking Glory tem 66% mais capacidade de carga do que o Amorella, mas espera-se que produza mais de 25% de emissões a menos do que o seu antecessor. O Viking Glory e o Viking Grace, que começaram a servir a rota em 2013, são agora os dois navios mais “inteligentes” que navegam no Mar Báltico.

    “A eficiência, os requisitos ambientais e o futuro foram levados em consideração de uma forma totalmente inovadora quando o Viking Glory foi concebido. O nosso navio bandeira foi construído como uma homenagem às nossas raízes – ou seja, o Mar Báltico e a natureza dos seus belos arquipélagos. A maior parte do nosso trabalho de sustentabilidade envolve diferentes soluções que os passageiros não percebem, como as soluções técnicas do navio, que tiveram avanços enormes. Dez anos atrás, o Grace era o navio de passageiros mais ecológico do mundo e agora o Glory, que é maior, usará cerca de dez por cento menos combustível”, diz o gestor de sustentabilidade da Viking Line, Dani Lindberg.

    “Os hélices Azipod do Glory e outras inovações técnicas economizam um tempo considerável no porto, o que nos dá margem para cumprir o cronograma. Cada minuto economizado no porto resulta em menos emissões durante a viagem marítima. Também fazemos planeamento diário de rotas, o que significa que modificamos a nossa viagem diária com base nas condições climáticas e nos horários.”

No entanto, ser “inteligente” em relação ao clima não é apenas um privilégio do mais novo navio da Viking Line. A empresa está a desenvolver os sues outros navios para que sejam mais eficientes em termos energéticos ao longo do seu ciclo de vida: os sistemas de governo e de ar condicionado estão a ser atualizados, são instaladas novas tecnologias a cada ano e até o casco pode ser modificado para reduzir a resistência. Os mergulhadores esfregam regularmente o fundo dos navios para reduzir a resistência à água e o consumo de combustível. Como resultado, não são necessárias tintas de fundo tóxicas.

    “O desenvolvimento de novos combustíveis não fósseis e o armazenamento de energia está avançando a toda velocidade, e estamos a monitorizar de perto esses avanços. Participaremos de vários testes e projetos, por exemplo, testando novas inovações de tecnologia limpa e combustíveis limpos”, observa Dani Lindberg.

Esses aspectos tornam o Viking Glory um navio “inteligente” para o clima:

Motores que funcionam com gás natural liquefeito totalmente isento de enxofre. A Viking Glory é uma das primeiras embarcações do mundo a usar os motores bicombustíveis 31DF da Wärtsilä e funcionar com gás natural liquefeito (GNL). Eles permitem a otimização do uso de combustível, mas não produzem emissões de enxofre. Além disso, produzem menores emissões de dióxido de carbono do que os motores a diesel.

Sistema de hélice de rotor Azipod. Com o sistema de hélice da ABB, é mais fácil virar em porto e manobrar a embarcação demora menos tempo e consome menos combustível.

Projeto de casco ideal. Usando o sistema Azipod, foi possível projetar o Viking Glory para que a resistência, quando em operação, seja cerca de 8% menor do que para um navio com hélice tradicional. O design do casco reduz a formação de ondas, bem como o consumo de combustível.

O calor residual do motor é convertido em eletricidade. O Viking Glory foi equipado com um sistema de recuperação de energia da Climeon que converte o calor residual dos seus motores em eletricidade. Espera-se que o sistema possa gerar 40% da eletricidade necessária para as funções de passageiros da embarcação.

O frio residual do gás natural liquefeito é utilizado para resfriar câmaras frigoríficas. O novo navio também é pioneiro na utilização de resíduos frios de GNL. Resíduos frios são usados ​​em instalações de refrigeração e câmaras frigoríficas.

Maior capacidade de carga. O Viking Glory tem 66% mais capacidade de carga que o seu antecessor Amorella e 17% mais que o Viking Grace. “Os dois navios inteligentes baseados em Turku – Glory e Grace – tornam possível o transporte de carga de forma inovadora e mais verde no Mar Báltico”, diz o capitão Ulf Lindroos.

Sistema de controlo dinâmico para ar condicionado e iluminação. No Viking Glory, as luzes são desligadas automaticamente em salas vazias, enquanto o ar condicionado e o aquecimento são desligados automaticamente. O sistema de controlo dinâmico está diretamente ligado ao sistema de reservas.

Reciclagem ainda mais eficiente. A bordo das embarcações da Viking Line, o foco é grande na reciclagem. “Reciclamos embalagens de vidro, sucata, papel e papelão. A reciclagem do metal em latas consome 75% menos energia em comparação com a produção de novo minério de ferro. A bordo do Glory, resíduos de alimentos também são recolhidos e utilizados na produção de biogás”, afirma a gestora de sustentabilidade Dani Lindberg.

Combate ao desperdício alimentar nos restaurantes. Reduzir o desperdício de alimentos nos navios é algo com que os funcionários trabalham todos os dias a bordo. Por exemplo, os restaurantes buffet oferecem doses individuais, enquanto as sandes nos cafés são preparadas com base nos pedidos reais. Os menus são ajustados de acordo com o acesso aos ingredientes e alternativas sustentáveis.

Fonte 

2 comentários:

  1. Uma referencia de sustebntabilidade, conformidade regulanentar e de compromisso com a agenda UN 2030.

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  2. Uma referência de sustentabilidade, conformidade regulanentar SEEMP e compromisso com a agenda UN 2030.

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