31 de janeiro de 2022

Plásticos libertam mais toxinas na água do que se pensava

O plástico contém milhares de produtos químicos. Até agora, não sabíamos se eles se infiltravam, em grande quantidade, no meio ambiente.

Centenas, talvez milhares, de produtos químicos de plásticos podem ser lixiviados na água em condições naturais. Essa água pode conter substâncias que sabemos serem tóxicas em condições de laboratório, diz Martin Wagner, professor associado do Departamento de Biologia da NTNU.

Wagner faz parte de um grupo de pesquisa que investigou como produtos plásticos comuns libertam produtos químicos na água em condições naturais.

O plástico com o qual nos cercamos contém até 20.000 compostos químicos diferentes. Muitos desses produtos químicos são tóxicos em condições de laboratório, mas até agora sabíamos muito pouco sobre o quão prejudicial esse plástico é para nós.

Esses produtos químicos não representariam um perigo para nós se permanecessem presos ao plástico e não fossem libertados no meio ambiente. Mas podemos não ser tão afortunados.

“Examinamos 24 produtos plásticos comuns ao longo de dez dias para ver se eles lixiviavam substâncias químicas na água em condições naturais. Em seguida, examinamos a água quanto a produtos químicos e toxicidade”, diz Wagner.

Todos os produtos lixiviaram produtos químicos na água. Várias das substâncias têm efeitos, potencialmente, tóxicos.

O estresse oxidativo foi associado a 22 dos 24 produtos plásticos que lixiviaram substâncias na água. Isso pode danificar as células e causar inflamação e doenças crónicas.

Treze dos produtos lixiviaram antiandrógenos, que podem afetar a fertilidade dos homens. Um dos produtos de plástico libertou estrogénios que podem afetar a fertilidade em mulheres e homens.

Um único produto plástico pode lixiviar até 8.700 substâncias diferentes na água. No entanto, a quantidade de produtos químicos lixiviados na água variou muito para diferentes tipos de plásticos. Um produto pode libertar de 1 a 88 por cento dos diversos produtos químicos que contém.

O grupo de pesquisa conseguiu identificar com certeza apenas uma pequena proporção – cerca de oito por cento – das substâncias que lixiviaram nas várias amostras de água. Isso significa que ainda sabemos muito pouco sobre os efeitos do restante dos produtos químicos.

“A nossa pesquisa mostra que os produtos de plástico libertam muito mais produtos químicos do que, anteriormente, tínhamos conhecimento”, diz Wagner. “Este estudo mostra-nos que tanto os humanos, como outros animais, estão muito mais expostos a várias substâncias do plástico do que sabíamos anteriormente”.

O artigo original pode ser encontrado aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário