O navio da Marinha Portuguesa, NRP Mondego, e uma embarcação do SANAS Madeira, assistiram dois tripulantes de uma embarcação a remos, denominada “ALBEDO”, que se encontrava a 30 milhas náuticas (aproximadamente 56 quilómetros) a sul do Funchal, após agravamento das condições meteorológicas e do cansaço sentido pelos tripulantes, numa operação coordenada pelo Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal).
A informação foi inicialmente recebida pelo piquete da Polícia Marítima do Comando-local do Funchal no domingo, 16 de janeiro, tendo sido efetuado o acompanhamento e a monitorização diária dos tripulantes e da embarcação a remos pelo MRSC Funchal.
No início da tarde de quarta-feira, 19 de janeiro, face ao agravamento das condições meteorológicas e oceanográficas que se faziam sentir e ao facto da embarcação estar a derivar para nor-noroeste, o navio da Marinha que assegura o dispositivo na região autónoma da Madeira, NRP Mondego, largou do Porto do Funchal, a fim de prestar acompanhamento e apoio aos tripulantes.
Para o local, também se deslocou a embarcação SANAS 103, que efetuou o reboque da embarcação a remos, a partir das 12 milhas náuticas (cerca de 22Km) de costa, para a Marina da Calheta, onde atracou em segurança na madrugada de hoje. Os tripulantes por se encontrarem bem fisicamente, apesar do cansaço, não foi necessário prestar assistência médica.
Durante a operação de reboque o NRP Mondego assegurou a segurança da navegação e apoio na salvaguarda da vida Humana no mar.
O Comando Local da Polícia Marítima do Porto do Funchal tomou conta da ocorrência.
Sem comentários:
Enviar um comentário