21 de janeiro de 2022

Porta-aviões histórico Kitty Hawk rebocado para desmantelamento

 

O porta-aviões desativado USS Kitty Hawk partiu de Bremerton, Washington, para um ferro-velho em Brownsville, Texas. Ela fará o caminho mais longo, contornando o Cabo Horn, pois é demasiado grande para passar pelo Canal do Panamá.

O navio teve o seu casco limpo no Estaleiro Naval de Puget Sound para remover incrustações antes do trânsito. Ainda assim, a velocidade do reboque será baixa, e a viagem final de 16.000 milhas levará perto de quatro meses – muito longe da velocidade de 30 nós que costumava fazer com as suas turbinas a vapor.

Dois grupos pressionaram a Marinha para doar o Kitty Hawk para uso como navio-museu, mas o esforço não foi bem-sucedido. Em outubro, a International Shipbreaking Ltd. de Brownsville ganhou o contrato para demolir o Kitty Hawk bem como o quase-irmão USS John F. Kennedy, pelo valor simbólico de US$ 0,01, cada.

Os navios serão desmantelados e reciclados numa instalação segura. Para os ex-tripulantes do Kitty Hawk e entusiastas navais, a International diz que editará Challenge Coin criadas a partir da sucata de latão removida do navio e as disponibilizará para venda, juntamente com seções de chapa de aço de 3x5" do casco, numa cerimónia comemorativa no final do projeto de demolição.

O porta-aviões tem uma história única. Foi entregue em 1961 pela New York Shipbuilding Corporation e desativado em 2009, após quase 49 anos de serviço. Embora tenha sido o primeiro navio da sua classe, sobreviveu aos outros três posteriores – os Constellation, America e John F. Kennedy – tornando-se o último porta-aviões convencional em operação na Marinha dos EUA.

Ao longo de sua carreira, o Kitty Hawk teve várias mobilizações a combate. As suas primeiras missões de voo de combate sobre o Vietname começaram em novembro de 1965, tendo-se mantido dentro e fora das operações de combate "na linha" no Golfo de Tonkin até 1972. Durante esse período, sua guarnição aérea voou dezenas de milhares de missões contra as forças vietnamitas, enpregando milhões de munições. O navio recebeu a Presidential Unit Citation pelo seu papel na Ofensiva do Tet em 1968.

As outras mobilizações de combate do Kitty Hawk incluíram vários ataques aéreos contra as forças iraquianas na década de 1990, após a Primeira Guerra do Golfo Pérsico, e novamente em 2003, quando contribuiu para as massivas operações de ataque naval no início da Operação Iraqi Freedom. Encerrou os últimos anos da sua carreira servindo como o único porta-aviões avançado da Marinha, com sede em Yokosuka, no Japão.

Nota do autor: a “Challenge Coin”, que em tradução livre pode ser lido como “moeda do desafio”, é uma moeda (em tudo idêntica às convencionais) que pretende reconhecer a coragem e determinação de alguém que fez algo para além dos limites, algo que na realidade, inspirou as pessoas a serem melhores e saberem que ao se destacarem, haverá a recompensa da glória pelos seus feitos não serem esquecidos. 

 Fonte com vídeo


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