20 de janeiro de 2022

Manter a orla costeira livre de lixo também é atividade desportiva

Criado por um amigo há meia-dúzia de meses, surgiu um auto-organizado Grupo Ambiental Guardiões do Mar Alcobaça e Nazaré que tem vindo a ganhar em número (de voluntários, acrescente-se) e notoriedade local, que se vem dedicando, paulatinamente, à limpeza de lixo plástico e outros resíduos – na sua maior parte resultante da atividade piscatória – na beira-mar dos concelhos de Nazaré e Alcobaça.

Na interação com o grupo aprendi, agora, um novo vocábulo: “Plogging”! Fui procurar o significado, é claro. Preparem-se, pois:

Criada a partir da combinação das palavras jogging (corrida em inglês) e plocka upp (apanhar em sueco), o plogging é a nova tendência de fitness. Esta nova atividade, combina a atividade física com a recolha de lixo durante o trajeto, correndo e fazendo flexões durante a recolha do lixo do chão.

O lixo afeta a nossa qualidade de vida e acaba por poluir os rios e oceanos prejudicando a vida dos animais que ali vivem, em especial os que habitam o ecossistema tidal. O tal plogging é uma ideia brilhante e sustentável que enforma uma atividade simples e divertida. A sua prática ajuda a manter a linha de costa mais limpa, mais bonita e sustentável.

Quer mais informação e está com vontade de se juntar à missão? Aceda aqui, conheça e inscreva-se!

1 comentário:

  1. Caro António Costa precisamente é o objectivo, juntar actividade física com responsabilidade ambiental. António de Lemos

    ResponderEliminar