31 de janeiro de 2022

Graneleiro abandonado, com água aberta na costa holandesa

O Julietta D está agora à deriva, desgovernado, por entre as turbinas do parque eólico Hollandse Kust Zuid, atualmente em construção. De acordo com um relatório, pode ter atingido as fundações de uma plataforma onde a eletricidade gerada pelas turbinas eólicas será concentrada para ser enviada para o continente.

Está em andamento uma grande operação de resgate para evitar que o graneleiro abandonado chegue à costa holandesa. O navio, de bandeira maltesa, havia colidido antes com o navio petroleiro/químico Pechora Star no ancoradouro de IJmuiden, na Holanda. Todos os 18 membros da tripulação foram evacuados. O Perchora Star está estável e não perdeu qualquer carga, disse a guarda costeira.

O incidente ocorreu no seguimento da “Storm Corrie”, que produziu ventos de até 75 m.p.h. no Mar do Norte.

Várias embarcações salva-vidas e helicópteros da guarda costeira participaram na resposta ao incidente. A Guarda Costeira belga também prestou assistência.

Uma atualização da guarda costeira holandesa disse que o Julietta D atingiu a base de uma das plataformas, resultando em danos desconhecidos.

Uma atualização da guarda costeira disse que o armador havia providenciado um reboque para o Julietta D. Um helicóptero SAR deve deixar uma tripulação a bordo para ajudar na conexão de reboque.

Vídeo divulgado pela guarda costeira mostra o graneleiro sob forte balanço durante o resgate da tripulação:

 

Fonte

 

Sem comentários:

Enviar um comentário