30 de setembro de 2020

GS Lines e LASO asseguram novo parque de formação a Bombeiros

A A. H. B. V. de Algés é a entidade detentora do Corpo de Bombeiros Voluntários de Algés, uma das corporações do Concelho de Oeiras.

A manutenção e gestão de uma Associação sem fins lucrativos deste tipo, dedicada ao socorro às populações, nomeadamente o transporte de acidentados e doentes e a prevenção e o combate a incêndios, implica enorme exigência a nível de recursos que são, necessariamente, muitíssimo escassos, sendo que os meios de faturação se resumem à quotização de associados, transporte de doentes, assistência a eventos e formação em contexto empresarial.

A capacidade de resposta e intervenção obriga a um trabalho árduo e permanente de formação do pessoal bombeiro, como forma de garantir o socorro no mais curto espaço de tempo e na forma mais efetiva da salvaguarda da vida humana.

Acontece que foi necessário renovar o anterior parque de formação, que se encontrava deteriorado e obsoleto, não oferecendo garantias de fiabilidade, antes apresentando alguns riscos na sua utilização. Havia que o substituir. No entanto, surgiu um problema maior e muito limitativo: o preço dos contentores com valores incomportáveis, para a Associação.

Assim, a Direção e o Comando deram início à busca de soluções, tendo para o efeito solicitado ajuda ao tecido empresarial na área de transporte marítimo e logística de transporte.


Neste contexto, depois de inúmeros contatos, e de algumas impossibilidades, o sonho tornou-se realidade, através de duas empresas líderes do respetivo setor. A Grupo Sousa Lines (GS Lines) que disponibilizou 3 contentores de 40’ (FEU’s), a título definitivo, como donativo em espécie e a LASO - Transportes, S.A. que, de forma graciosa, realizou o transporte daquelas três unidades, desde o terminal de contentores, e os transferiu para as suas posições finais com recurso a equipamento de guinda.

A GS Lines resulta de um processo de aquisições de armadores, iniciado em 1990 com a compra da Empresa de Navegação Madeirense, da Boxlines em 2010, e da Portusline Containers International (PCI) em 2015. Atualmente, a GS Lines opera 7 navios – sendo 4 próprios e 3 afretados – com uma capacidade total de 7.008 contentores, nas linhas marítimas entre Portugal Continental, Açores e Madeira, Espanha (Canárias e Algeciras), Cabo Verde (Praia, Mindelo, Sal e Boavista) e Guiné-Bissau.

A LASO - Transportes, S.A. (“LASO”) é uma empresa especializada na prestação de serviços de transporte rodoviário de mercadorias especiais e normais. Constituída em Maio de 2007, a LASO resultou de uma parceria entre os acionistas de duas das maiores empresas de transportes especiais em Portugal - a Transportes Lamarão, S.A. e a Solenha – Sociedade de Transportes Rodoviários, Lda., com experiência acumulada desde 1979 e 1990, respetivamente. Em 2010 estas empresas acabaram por ser incorporadas na LASO, através de um processo de fusão. Tendo por base uma frota versátil com cerca de 1500 equipamentos e possuidora dum extenso alcance operacional, um profundo know-how técnico, adquirido ao longo dos anos, e uma força de trabalho altamente experiente e qualificada com aproximadamente 750 colaboradores, a LASO assume a liderança destacada do mercado de transportes especiais em Portugal.

Este pequeno relato demonstra que o tecido empresarial português apresenta uma enorme sensibilidade e assume uma salutar responsabilidade social na hora de ajudar as Associações que, no seu dia a dia, procuram prestar de forma desinteressada o socorro às populações.

Às Administrações e Colaboradores das GS Lines e LASO, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Algés e respetivo Corpo de Bombeiros apresentam o seu mais profundo agradecimento.



1 comentário: