11 de setembro de 2020

Migrantes do Maersk Etienne transferidos para navio de ONG

O grupo de 27 migrantes que foram recolhidos e ficaram presos a bordo do navio-tanque Maersk Etienne, por mais de um mês, foram transferidos com segurança para um navio operado pela ONG Mediterranea, disse a Maersk Tankers na sexta-feira.

A tripulação do navio-tanque resgatou os migrantes, incluindo uma mulher grávida, em 4 de agosto, perto de Malta, de um bote de madeira que estava no mar há dias e afundou imediatamente após a operação de resgate.

Nem as autoridades maltesas, italianas ou líbias os deixaram desembarcar, segundo a Maersk Tankers, a operadora da Maersk Etienne.

Os migrantes dormiam em colchões e cobertores, alguns no convés protegidos do sol por cortinas improvisadas. A sua saúde física e mental piorou nos últimos dias, resultando que três deles pularam no mar no domingo tendo sido resgatados pela tripulação, disse Maersk.

A Maersk Tankers solicitou a ajuda da Mediterranea para conduzir uma avaliação da saúde dos migrantes, com recurso à equipa médica a bordo do navio Mare Jonio.

"A transferência para o navio ocorreu após essa avaliação e que mostrou que a condição das pessoas resgatadas exigia atendimento imediato em instalações médicas adequadas", disse a Maersk Tankers no comunicado.

Fonte 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário