17 de setembro de 2020

Perturbação subtropical trará chuva e vento

Um sistema de baixas pressões com características subtropicais, deverá trazer alguns efeitos no território de Portugal continental nesta 6ª feira.

Esta perturbação começou a ser seguida pelo National Hurricane Center, na 3ª feira, dado o potencial de evolução no sentido de se formar uma depressão ou tempestade subtropical.

Um ciclone subtropical é um tipo de sistema de baixa pressão que se forma a partir de uma depressão não tropical de núcleo frio, que inicia um processo em que aglomerados de trovoadas se organizam junto a um vórtice central, de forma similar a um ciclone tropical. Com o tempo estes sistemas podem acabar por se tornar ciclones tropicais, constituídos por massas de ar quente e húmido associadas a grandes sistemas de trovoadas que se organizam em torno do centro.

A perturbação 99L está neste momento a 600km a norte do Funchal e a 700km a oeste de Sines.

Esperamos que a depressão evolua para sueste e depois leste-nordeste, sobre águas a 21-23ºC, durante os próximos dias. Estas temperaturas serão suficientes para que haja evolução no sentido de se gerar atividade convectiva (trovoadas) forte e persistente dentro da circulação depressionária.

A 99L está neste momento a apresentar já alguns sinais de organização, com persistência de núcleos de trovoada junto do centro e organização de uma estrutura quente e húmida nas camadas baixas e médias. É provável que o sistema se mantenha com, sensivelmente, a mesma intensidade ou, até, se intensifique durante as próximas 18-24h, seguindo-se depois um processo de interação complexo com o jato subtropical que poderá levar a um comportamento mais errático antes da chegada ao continente, previsto para 6ª feira à tarde, com o núcleo a passar entre Sines e Aveiro.

É de referir que a evolução deste sistema é complexa pois a perturbação 99L está inserida dentro de uma perturbação bastante mais vasta associada a uma onda do jato subtropical. A interação entre a 99L e essa perturbação em altitude irá determinar o seu movimento exato assim como a sua capacidade de se estruturar e intensificar.

Os principais riscos serão:

– Vento por vezes forte.

– Precipitação pontualmente excessiva.

– Ondulação superior a 3m.

Trará tempo abafado, com vento por vezes moderado a forte e aguaceiros / trovoadas localmente intensas. Risco de inundações pontuais e alguns danos a estruturas leves ou árvores.

Fonte 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário