No seguimento do aumento de incêndios em navios porta-contentores nos últimos anos, acabou de ser publicado um novo guia para servir como um roteiro na aplicação do Código CTU e para permitir um entrosamento mais amplo com as boas práticas de embalagem.
O “Código CTU - um guia rápido”, resulta da colaboração de cinco parceiros do Grupo de Integridade de Carga, que incluem os Container Owners Association (COA), Global Shippers Forum (GSF), International Cargo Handling Co-ordination Association (ICHCA), o TT Club e o World Shipping Council (WSC).
O objetivo deste guia é facilitar o embalamento (ovagem), transporte e desembalamento (desovagem) adequados das unidades de transporte de carga (CTUs), incluindo contentores de carga, de acordo com o Código OIT / IMO / UNECE de 2014.
Embora o Código CTU trate de uma ampla gama de cargas, os especialistas concordam que um Código não pode abranger todas as cargas, pelo que alguns requisitos específicos sobre novas cargas podem causar dificuldades de conformidade aos carregadores em todo o mundo. Baterias de lítio ou baterias falsificadas são bons exemplos de cargas perigosas que não podem estar cobertas por um único código, podendo precisar passar por qualquer outro tipo de reclassificação.
É do conhecimento geral que os tipos de carga transportados em CTUs (principalmente contentores de carga) têm aumentado ao longo dos anos e que as inovações de embalagens, tais como o uso de flexitanks e outros desenvolvimentos recentes, permitem itens pesados e volumosos, tradicionalmente carregados diretamente nos porões dos navios (p. ex., pedra, aço, resíduos e cargas de projeto), serem transportados em CTUs. A pessoa que embala e peia a carga num CTU, e o lacra, pode ser a última pessoa a olhar para dentro dessa unidade até que ela seja aberta no seu destino final.
Assim, o novo guia visa auxiliar no planeamento e execução da embalagem da carga para que o seu embarque satisfaça o carregador, transportador e consignatário, bem como auxilie na prevenção de contaminação por pragas e danos dos CTUs e suas cargas, transportadas por rodovia, ferrovia e por navio. Estes são alguns dos pontos tratados:
Embalagem (ovagem/desovagem)
- Embalagem especial
- Princípios gerais
- Embalagem de produtos excepcionais
- Embalagem de mercadorias perigosas
- Embalagem específica da mercadoria e instruções de segurança
- Lista de verificação de embalamento de contentores
Carregue aqui e tenha acesso ao download.
Sem comentários:
Enviar um comentário