Uma recuperação económica global estagnada após a pandemia de coronavírus está a levar a um novo aumento de excedentes globais de petróleo, forçando os negociantes, incluindo a Trafigura, a contratar petroleiros para armazenar no mar, novamente, milhões de barris de petróleo bruto e combustíveis refinados.
O uso dos chamados navios-tanque de armazenamento flutuante ocorre porque o armazenamento onshore tradicional permanece próximo da capacidade máxima, à medida que os carregamentos superam a procura.
A trading Trafigura fretou pelo menos cinco megapetroleiros, cada um com capacidade para 2 milhões de barris de petróleo, conhecidos como very large crude oil carriers (VLCCs), de acordo com fontes do mercado e dados de navegação.
Vários dos navios são recém-construídos e devem armazenar gasóleo e diesel, uma vez que, apesar de uma modesta recuperação em meados do verão, o mercado apresenta excedente de oferta.
O aumento de produto ocorre apesar dos grandes produtores de petróleo, incluindo a Arábia Saudita e a Rússia, terem cortado, drasticamente, a produção e as refinarias terem desacelerado as duas operações nos últimos meses, em resposta a uma queda no consumo sem precedentes.
Outros importantes negociantes, incluindo Vitol, Litasco e Glencore, também reservaram, nos últimos dias, grandes navios-tanque para armazenar diesel por até 90 dias, de acordo com fontes do mercado.
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