Ontem, o gigante marítimo belga CMB estreou o seu primeiro motor movido a hidrogénio, criado por uma joint venture com a ABC Engines e chamada BeHydro.
A maquinaria bicombustível de um megawatt é o próximo passo na busca da CMB de liderar a propulsão a hidrogénio no transporte marítimo. O projeto do motor pode ser dimensionado para até 10 megwatts.
Em teoria, qualquer grande motor a diesel pode ser substituído por um motor BeHydro.
Os primeiros motores farão parte de uma série de rebocadores portuários, chamados HydroTugs, a serem implantados no Porto de Antuérpia.
Nesta primeira fase, podem ser produzidos por ano pela joint venture 100 motores alimentados a hidrogénio. Além disso, a BeHydro está a desenvolver um motor monocombustível a hidrogénio que estará pronto no segundo trimestre de 2021.
Os motores têm uma ampla gama de aplicações industriais, de navios a comboios, além de geradores de energia.
Alexander Saverys, CEO da CMB, comentou: “Em teoria, qualquer grande motor a diesel pode ser substituído por um motor BeHydro.
Sem comentários:
Enviar um comentário