O Sri Lanka está a pedir, pelo menos 340 milhões de rúpias (US $ 1,9 milhão) do proprietário do superpetroleiro acidentado New Diamond pela assistência dada ao navio desde que ele incendiou em 3 de setembro, disse o oficial coordenador do procurador-geral do país.
Nishara Jayaratne disse que o custo se refere aos serviços prestados por vários departamentos, incluindo a marinha do Sri Lanka, força aérea, autoridade portuária e Autoridade de Proteção Ambiental Marinha, entre outros, até 15 de setembro.
O navio, totalmente carregado, ainda está nas águas do Sri Lanka, embora o fogo tenha sido completamente extinto na semana passada.
O Porto Emporios Shipping Inc, com sede na Grécia, é o proprietário registado do supertanque de petróleo bruto com bandeira do Panamá, de 20 anos, de acordo com dados da Refinitiv, sendo a New Shipping Ltd a gestora do navio.
O navio está sob fretamento da Indian Oil Corp que importou 2 milhões de barris de petróleo do Kuwait para Paradip, no leste da Índia.
O superpetroleiro estava a cerca de 90 milhas náuticas (167 quilómetros) de Batticaloa, a província oriental do Sri Lanka, disse o porta-voz da Marinha Indika de Silva.
O navio deixou longos rastos de manchas de óleo no mar, provenientes de combustível que verteu de um tanque de combustível que estalou.
Ele também disse que o pedido de US $ 1,9 milhão era uma soma preliminar, já que a Marinha do Sri Lanka ainda estava envolvida na operação.
A New Shipping Ltd nomeou a SMIT Singapore Pte Ltd para liderar as operações de salvamento.
Os salvadores já selaram o tanque danificado na sala de máquinas e transferiram a água suja para os tanques de lastro de lastro.
Sem comentários:
Enviar um comentário