A CMA CGM sofreu violação de dados por ataque cibernético
A CMA CGM suspeita que um ataque cibernético afetou os seus servidores e levou a uma violação de dados, disse a companhia de navegação na quarta-feira, enquanto procurava restabelecer os serviços online.
“Suspeitamos de uma violação de dados e estamos a fazer o possível para avaliar o seu potencial volume e natureza”, disse a empresa em comunicado.
A CMA CGM, a quarta maior empresa de transporte de contentores do mundo, relatou o incidente pela primeira vez na segunda-feira, dizendo que havia encerrado o acesso aos seus serviços online depois que os seus servidores periféricos foram atingidos por malware.
O site de e-business do grupo permaneceu indisponível, com os clientes direcionados a canais alternativos, embora os centros de serviços compartilhados de back-office estejam a ser reconectados com os tempos de processamento a melhorarem.
Também a líder de mercado Maersk sofreu um sério ataque cibernético há três anos, que de igual forma interrompeu as suas operações, em especiais nos terminais portuários.
OMI atingida por ciberataque
A Organização Marítima Internacional (OMI) confirmou que os seus sistemas de TI foram comprometidos, embora não tenha havido evidência concreta que indicar que a interrupção do serviço está relacionada com o ataque de ransomware desta semana à CMA CGM.
“A interrupção do serviço foi causada por um ataque cibernético contra os nossos sistemas de TI”, twitou a IMO na quinta-feira, acrescentando que estava a trabalharo com especialistas em TI e segurança das Nações Unidas para restaurar os sistemas o mais rápido possível, identificar a origem do ataque e melhorar os sistemas de segurança para evitar a recorrência.”
Uma mensagem no site da IMO simplesmente afirma: “Este sítio está em manutenção”.
O analista de transporte marítimo Lars Jensen escreveu no LinkedIn esta quinta-feira que, "provavelmente", não há ligação entre os ataques cibernéticos à OMI e à CMA CGM, na segunda-feira.
“No geral, os ataques cibernéticos estão a aumentar há anos no mundo, em todos os setores, sendo que no setor marítimo não é diferente”, disse Jensen.
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