7 de setembro de 2020

Controlado incêndio no VLCC ao largo do Sri Lanka

Depois do esforço conjunto de forças indianas e do Sri Lanka, o incêndio a bordo do VLCC New Diamond foi controlado na tarde de domingo, 6 de setembro. O incêndio lavrou por quase quase 79 horas, por vezes aumentando os receios de desastre ambiental, já que o petroleiro carrega. Aproximadamente. dois milhões de barris de petróleo e derivou para muito perto da costa do Sri Lanka.

De acordo com relatórios da Guarda Costeira Indiana e da Marinha do Sri Lanka, o fogo foi controlado por volta das 15h00, hora local. O incêndio, que começou na manhã de 3 de setembro após uma explosão na casa das máquinas, acabou por se propagar a toda a superestrutura e convés de popa, incluindo a ponte. As equipas de combate a incêndio continuam de prontidão devido ao receio de que o fogo reacenda devido às altas temperaturas dentro do navio e aos ventos moderados que sopram na área.

A Marinha do Sri Lanka informou que mais de uma dúzia de embarcações se encontram no local, incluindo três da Marinha do Sri Lanka, cinco da Guarda Costeira da Índia, um navio da Marinha da Índia, dois rebocadores do Grupo de Portos Internacional Hambantota no Sri Lanka e os rebocadores comerciais ALP Winger, TTT One e Ocean Bliss.

Os esforços de combate ao incêndio também foram complementados com o emprego de produtos químicos de combate a incêndios. Também, a Força Aérea do Sri Lanka lançou ontem
sacos de pó químico seco para ajudar a sufocar as chamas.

continuarão os esforços para arrefecer a estrutura do navio petroleiro. Prevê-se que a Marinha Indiana e os membros das equipas de salvamento embarcarão no New Diamond na próximas horas e, com recurso a equipamentos de tecnologia de ponta, planeiam inspecionar o interior do navio. Uma das preocupações que irão examinar é uma série de rachaduras que a Marinha da Índia identificou a bombordo do navio. Na sexta-feira, eles relataram uma rachadura de aproximadamente dois metros de comprimento localizada cerca de 10 metros acima da linha de água. A descoberta da rachadura levou o MEPA a alertar para a potencial ocorrência de explosões e fuga de óleo do navio totalmente carregado.

Após concluir a inspeção, a equipa de salvamento fará recomendações sobre como proceder nas fases seguintes.

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