Observou-se nas últimas horas uma sobrelevação pouco habitual do nível médio do mar, ao longo da orla costeira de Portugal Continental, com especial incidência na costa do Algarve, ao longo da marginal de Cascais e Ribeira das Naus, em Lisboa. Também outras cidades do litoral oeste assistiram a este fenómeno.
Este é um fenómeno natural e comum nesta época do ano, que resulta da combinação das marés vivas equinociais (as maiores do ano) com um efeito de empilhamento (acumulação) das massas de água oceânicas junto à costa por ação de vento, muito baixas pressões e agitação marítima forte proveniente de sudoeste.
É expectável que o efeito se repita durante o fim de semana, nos períodos coincidentes com a preia-mar, diminuindo a partir de segunda feira, com o fim do período das marés vivas equinociais.
Esta subida abrupta do nível do mar pode fazer com que se verifiquem inundações, particularmente nas regiões expostas à agitação marítima, podendo a água alcançar, num curto espaço de tempo, zonas aparentemente seguras.
Nos equinócios de Março e Setembro, quando as declinações da Lua e do Sol são ambas zero, a força semi-diurna de geração de mares – de elevação da maré luni-solar – estará no seu máximo causando, assim, as marés equinociais. Nesses eventos celestes sucedem marés mais extremas (preias e baixas).
A Autoridade Marítima Nacional recomenda à população que assuma uma postura preventiva junto à costa, nas praias e em zonas expostas à agitação marítima, não se expondo, desnecessariamente, ao risco.
Sem comentários:
Enviar um comentário