3 de setembro de 2020

Navio de gado vira no Japão: 42 tripulantes desaparecidos

Apenas um membro da tripulação sobreviveu, entre 43 a bordo. Quase 6.000 vacas estavam no navio, que tinha como destino a China.

O tripulante do navio de transporte de gado “Gulf Livestock 1”, construído em 2002, foi resgatado pela Guarda Costeira do Japão. Sareno Edvarodo de 45 anos, de nacionalidade filipina e imediato do navio, foi o único tripulante a ser encontrado vivo após o naufrágio do navio de bandeira panamiana nas primeiras horas da manhã de quarta-feira, no sul do Japão. Faltam outros 42 tripulantes.

Edvarodo foi retirado do mar após longas horas no Mar da China Oriental, tendo relatado que o navio havia enfrentado o mau tempo causado pelo tufão Maysak, durante o qual o motor falhou e que, posteriormente, uma onda anormal atingiu o antigo porta-contentores convertido e ele virou.

Quando o navio adornou, a tripulação foi instruída a colocar coletes salva-vidas. Edvarodo disse que saltou na água e não viu nenhum outro tripulante antes de ser resgatado.

O navio – que estava a caminho da China vindo da Nova Zelândia – é propriedade do armador dos Emirados Árabes Unidos Gulf Navigation e, antes da conversão em 2012, era um navio de 630 TEU.

Em maio de 2019, a Autoridade de Segurança Marítima da Austrália identificou problemas de estabilidade e navegação no “Gulf Livestock 1”, atrasando a sua partida numa viagem de Broome para a Indonésia.

O Ministério das Indústrias Primárias (MPI) da Nova Zelândia suspendeu, temporariamente, a consideração dos pedidos de exportação de gado bovino após o acidente.

Fonte 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário