O quebra-gelo Voima, partiu de Katajanokka, Helsínquia, na
quarta-feira, 15-02-2017, para o serviço de quebra de gelo no Golfo Oriental da
Finlândia. Embora o inverno tenha sido suave no Sul da Finlândia, o objectivo é
garantir uma mais fácil navegação no Golfo do Leste da Finlândia, onde podem
surgir barreiras de gelo imprevistas na beirada do gelo. Isso dificulta a
navegação dos navios mais fracos.
Na Baía de Bótnia, o inverno tem sido mais rigoroso do que esperado,
com maior cobertura de gelo. A razão para isso tem sido a formação de barreiras
de gelo compacto.
O IB Voima, construído em 1954, é o mais antigo da
frota de quebra-gelos da Arctia. O seu robusto casco tem demonstrado a sua
confiabilidade no Mar Báltico ao longo de décadas e serviu como modelo para
muitos quebra-gelos de quatro propulsores construído depois dele. O Voima
passou o final do verão de 2016 na sua docagem quinquenal em Naantali. Durante a
docagem, a vida do navio foi prolongada por dez anos, tendo o seu fundo, por
exemplo, recebido 250 toneladas de chapa nova e a sua ponte equipada com novo equipamento
de navegação. A extensão do período de vida útil do IB Voima faz parte do
projecto WINMOS II e foi parcialmente financiada pelo Mecanismo Conectar Europa
| Transportes (CEF, na sigla em inglês) da União Europeia para os Transportes.Artigo original
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