10 de fevereiro de 2017

Recuperação do transporte de granel seco

Espera-se que o mercado de transporte a granel seco recupere a partir de 2017, impulsionado por um estreitamento da relação procura/oferta, de acordo com a consultoria Drewry. Ou seja, a procura dá mostras de poder crescer a um ritmo saudável de 3%, enquanto a oferta poderá crescer em cerca de 1%.
O crescimento da procura tem origem num aumento do comércio de minério de ferro e carvão térmico, segundo a Drewry. Espera-se que a procura por carvão cresça, principalmente, por parte de países asiáticos em desenvolvimento, incluindo Vietname, Coreia do Sul, Taiwan e China.
O aumento do consumo interno chinês de aço proporcionará a utilização de navios mineraleiros VLOCs e Capesize. Por outro lado, o novo projecto mineiro da Vale (mina S11D) tornou-se no projecto de mineração de minério de ferro mais rentável e aumentará a oferta de minério de ferro do Brasil, o que “ajudará na procura por navios maiores no longo prazo”, segundo a Drewry.

Do lado da oferta, projecta-se o seu crescimento em apenas 1% a partir de 2017, por causa do elevado desmantelamento e de um emagrecimento das ordens de encomenda – a carteira de encomendas baixou para mínimos de uma década. As regulamentações ambientais sobre o Sistema de Tratamento de Água de Lastro (BWTS) e a regulamentação da OMI sobre o uso de fuelóleo com baixo teor de enxofre em 2020, tiveram uma clara responsabilidade no elevado desmantelamento de tonelagem antiga verificado.

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