Espera-se que o mercado de transporte a granel seco recupere
a partir de 2017, impulsionado por um estreitamento da relação procura/oferta,
de acordo com a consultoria Drewry. Ou seja, a procura dá mostras de poder
crescer a um ritmo saudável de 3%, enquanto a oferta poderá crescer em cerca de
1%.
O crescimento da procura tem origem num aumento do comércio
de minério de ferro e carvão térmico, segundo a Drewry. Espera-se que a procura
por carvão cresça, principalmente, por parte de países asiáticos em
desenvolvimento, incluindo Vietname, Coreia do Sul, Taiwan e China.
O aumento do consumo interno chinês de aço proporcionará a
utilização de navios mineraleiros VLOCs e Capesize. Por outro lado, o novo projecto
mineiro da Vale (mina S11D) tornou-se no projecto de mineração de minério de
ferro mais rentável e aumentará a oferta de minério de ferro do Brasil, o que “ajudará
na procura por navios maiores no longo prazo”, segundo a Drewry.
Do lado da oferta, projecta-se o seu crescimento em apenas
1% a partir de 2017, por causa do elevado desmantelamento e de um emagrecimento
das ordens de encomenda – a carteira de encomendas baixou para mínimos de uma
década. As regulamentações ambientais sobre o Sistema de Tratamento de Água de
Lastro (BWTS) e a regulamentação da OMI sobre o uso de fuelóleo com baixo teor
de enxofre em 2020, tiveram uma clara responsabilidade no elevado
desmantelamento de tonelagem antiga verificado.
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