4 de fevereiro de 2017

Os armadores europeus no topo da lista global dos que mandam navios para as praias da morte

A lista dos navios desmantelados em todo o mundo em 2016, compilada e analisada pela NGO Shipbreaking Platform, não mostra melhorias, por parte da indústria armadora, na gestão dos seus navios em fim de vida. Longe disso: a Plataforma divulgou esta semana dados que indicam um aumento no número de navios vendidos para sucata para as praias poluídas e inseguras do Sul da Ásia. Em 2016, um total de 668 navios foram varados e desmantelados nessas praias, ou seja, 87% de toda a tonelagem desmantelada globalmente.
Segundo a ONG, a indústria marítima está longe de garantir práticas sustentáveis ​​de reciclagem de navios. No ano passado, assistiu-se não só a um aumento da quota de mercado do desmantelamento perigoso e poluente, mas também ao número recorde de navios pertencentes à UE nas praias do sul da Ásia.
“84% de todos os navios europeus em fim de vida acabaram na Índia, no Paquistão ou em Bangladesh. Estes estaleiros de varamento são não só conhecidos pelo seu desrespeito por padrões internacionais da protecção ambiental, como também pelo seu desrespeito pelos direitos laborais fundamentais e da lei internacional do comércio de desperdício”, disse Patrizia Heidegger, directora executiva da ONG.
E quem são os piores?

Pode parecer uma grande surpresa a inclusão de um país cuja indústria se pode orgulhar de soluções de engenharia e tecnologia verde mas, na verdade, a ALEMANHA é responsável pelas piores práticas de desmantelamento naval entre todas as nações marítimas, quando se compara o tamanho da sua frota com o número de navios desmantelados de forma irresponsável. Os proprietários alemães, os bancos e os fundos de investimento em navios tinham um número impressionante de 97 navios encalhados nas praias do Sul da Ásia, de um total de 99 navios vendidos para demolição: 98% de todos os navios alemães obsoletos acabaram numa praia! E se como isso não bastasse, perto de 40% foram desmanchados no Bangladesh, onde as condições são conhecidas como sendo as piores.
A GRÉCIA, por seu lado, foi responsável pelo maior número absoluto de navios vendidos para os estaleiros de desmantelamento do Sul da Ásia em 2016: 104 navios no total. Desde que a Shipbreaking Platform começou a compilar dados em 2009, as empresas de navegação gregas têm incessantemente superado a lista de proprietários que optam pelo desmantelamento sujo e perigoso. Apoiados pelo governo grego, eles continuam a recusar a responsabilidade pelos danos causados ​​aos trabalhadores e ao meio ambiente.
O “prémio” para a pior empresa armadora vai para a ZODIAC com sede no Reino Unido. A companhia é operada fora de Londres e de propriedade de Eyal Ofer, filho do antigo magnata do transporte marítimo Sammy Ofer. Só a Zodiac foi responsável pela venda de 12 navios para desmantelamento naquelas praias em 2016, principalmente no Bangladesh.
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