21 de fevereiro de 2017

Excesso de refinados no mercado (parte I)

Petroleiros carregados de diesel com origem na costa do Golfo dos Estados Unidos para a Europa estão a inverter a marcha no meio do oceano, já que o armazenamento europeu está no limite.
Pelo menos três petroleiros de 37 mil toneladas – Vendome Street, Atlantic Star e Atlantic Titan – inverteram a marcha no Atlântico nos últimos dias e agora estão de regresso para oeste, de acordo com a informação da Reuters.
Não está claro se os petroleiros vão descarregar suas cargas de diesel na Costa do Golfo ou aguardarão por novas encomendas, de acordo com operadores e corretores de transporte.
"Os preços europeus são muito fracos”, disse um operador.
O navio Vendome Street estava para mais de três quartos do caminho para a Europa, quando deu meia volta a cerca de 800 milhas da costa de Portugal. Os corretores de navios disseram que um regresso tão tardio na viagem envolvia custos para o fretador.
Os preços europeus do diesel e as margens de refinação caíram nos últimos dias para os níveis mais baixos dos últimos seis anos, já que o mercado foi inundado por importações das grandes refinarias dos Estados Unidos, Rússia, Ásia e Médio Oriente.
Ao mesmo tempo, as temperaturas excepcionalmente amenas na Europa e na América do Norte limitam ainda mais a procura de gasóleo e de combustível de aquecimento, colocando ainda mais pressão no mercado.
Os inventários de gasóleo, que incluem diesel e combustível de aquecimento, no centro de armazenamento de Amsterdão-Roterdão-Antuérpia subiram para um novo recorde na semana passada.
O valor de futuros Prompt Low Sulphur Gasoil, para o gasóleo europeu, foi negociado em baixa acentuada para contratos posteriores, no que é conhecido como contango, levando os comerciantes a armazenar produtos.
Nalguns casos, os operadores optaram por armazenar produtos em petroleiros. Pelo menos 250.000 toneladas de diesel estão actualmente ancoradas ao largo da Europa e no Mediterrâneo, à espera de porto de descarga.
“A ideia é a de manter os petroleiros com a carga o máximo que se puder e esperar por um mercado mais forte”, disse um trader.
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