Um aumento acentuado nos preços do aço levou a uma nova onda
de demolição de navios, trazendo ainda mais equilíbrio a relação entre a oferta
e procura no transporte de contentores.
De acordo com o último relatório do shipbroker londrino Braemar ACM, o número de navios
porta-contentores enviados para desmantelamento, este ano, já atingiu os 56,
num total de 185.500 TEUs. Isto comparado com os 16 navios (45.000 teu) no
mesmo período de 2016.
Por outro lado, a entrega de novas toneladas de tonelagem
diminuiu consideravelmente, apenas 18 navios que representam 91.500 TEUs foram
entregues até agora, este ano.
Em 2016, houve 189 demolições (658.000 TEUs), de acordo com
a Braemar – um novo recorde para a indústria de contentores.
Os preços do aço que haviam caído para um mínimo histórico
de US $ 90 por tonelada em Março do ano passado, regressaram em Junho para valores
próximos de US $ 300 a tonelada, tendo permanecido nesse nível todo o restante
de 2016. No entanto, os analistas estão a prever que os preços possam subir
acima de US $ 400/T este ano, com a procura a começar a exceder a oferta.
Esta é uma consequência directa da redução da produção de
aço pelo líder mundial China, que atingirá os 20% até 2020, devido à recessão da
sua actividade de construção ligada à desaceleração económica do país.
Neste contexto, a World Steel Association prevê que a procura
global aumentará 0,4% este ano, incluindo 5,9% nos EUA, reajustando assim o
equilíbrio entre a oferta e a procura e elevando os preços.Artigo original
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