A companhia de transporte marítimo Mediterranean Shipping
Company (MSC) está em negociações para adquirir uma participação no grupo
italiano Messina. A empresa de navegação Ignazio Messina & C. é um
importante grupo de logística que actua, principalmente, no campo do transporte
ro-ro e contentores.
As Linhas de contentores estão a enfrentar a pior crise de sempre
devido à conjugação de um excesso de navios com a redução de procura de
transporte – o que promove que empresas rivais formem acordos de partilha de
navios ou levem a efeito outras medidas, incluindo fusões e aquisições.
Por outro lado, o grupo MSC, através da holding italiana
Marinvest e da filial TIL (Terminal Investment Limited), já tem instalações em
vários portos italianos, como La Spezia, Livorno, Civitavecchia, Nápoles, Gioia
Tauro, Veneza e Trieste. Génova era um dos poucos grandes portos italianos que
não constava na lista do MSC, pelo que o terminal polivalente do grupo Messina
em Génova é um dos alvos apetecíveis para o gigante mundial. (ver também https://maremarinheiros.blogspot.pt/search?q=Ignazio+Messina)
.
“O Grupo MSC e o Grupo Messina, graças à disponibilidade
mostrada pelo Banca Carige, continuarão a dialogar com o objectivo de chegar a um
acordo entre as partes”
Uma fonte familiarizada com o assunto disse que Banca Carige
era o principal credor do Grupo Messina e também um importante financiador de
companhias de navegação com sede em Génova.
No início desta semana, a Banca Carige, com sede em Génova,
informou prejuízos de 297 milhões de euros (313,90 milhões de dólares) em 2016,
afectada por créditos improdutivos.Artigo original
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