Com o tempo, a navegação tem vindo a tornar-se mais
sofisticada e dependente da tecnologia.
Enquanto os capitães navegam por todo o mundo usando essas
tecnologias, a maioria dos portos tem a sua própria equipa de oficiais marítimos
que ajudam aqueles outros comandantes como guia ou conselheiro na fase final da
viagem, que culmina no ancoradouro ou nos cais. Estes oficiais são conhecidos
como pilotos portuários (ou por práticos marítimos, nalguns países). A carreira
de piloto marítimo é uma carreira impar na indústria marítima.
Para se tornar um piloto bem-sucedido, terá de ter reflexos
rápidos, capacidade de tomar decisões originais e criativas, conhecimento
profundo de seu domínio funcional (que inclui os gadgets na ponte, a natureza e
a interacção do (s) hélice (s) e o canal subaquático no qual ele vai navegar,
proficiência em Inglês e computadores etc..
E, claro, um piloto marítimo, obedecendo a marés,
imponderáveis meteorológicos, disponibilidade de cais e chegada e partidas de
navios, não tem horário fixo e está de serviço 24 × 7. Assim, quando a
sociedade está descansando ele trabalha ou enquanto outros estão festejando
fora ele dorme para se apresentar apto para a próxima manobra.
Quer conhecer mais? Leia o artigo.
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