As audiências da Direcção de Investigação de Acidentes para
apuramento das causas do naufrágio do El Faro prosseguiram ontem, terça-feira,
com o testemunho sobre a condição de manutenção do El Yunque, o navio gémeo do naufragado.
O El Yunque estava escalado para entrar ao serviço na costa
oeste após o naufrágio do El Faro, mas o capitão David Flaherty, inspetor-chefe
da Guarda Costeira, testemunhou que o navio foi desmantelado depois que extensa
e significativa corrosão fora encontrada em condutas de ventilação.
O El Yunque estava programado integrar a rotação
Tacoma-Alasca da TOTE Maritime, substituindo o RORO Midnight Sun que iria
sofrer uma conversão para propulsão LNG. Depois do naufrágio de El Faro, o El
Yunque navegou para Tacoma, onde foi inspeccionado no início de 2016. Naquela altura,
a Guarda Costeira de Puget Sound encontrou mais corrosão nas condutas de
ventilação, incluindo “buracos na tampa, como se fossem entradas de ventilação.”
Os inspectores acrescentaram a reparação desta corrosão na lista
de trabalhos do navio, mas em Agosto de 2016, a TOTE cancelou os seus planos
para colocar o El Yunque de volta ao serviço. A empresa suspendeu a utilização
do navio e enviou-o para desmantelamento. Na terça-feira, o capitão Flaherty
disse que está agora em Brownsville, Texas, esperando ser desmantelado.
Flaherty também informou da necessidade de uma revisão
interna de procedimentos da Guarda Costeira, no que respeita ao Alternate
Compliance Program (ACP), o sistema que rege a inspecção dos navios pelas
sociedades de classe, em nome da USCG.Artigo original
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