A empresa sul-coreana que chegou ao top 10 do transporte
global foi hoje (17 de fevereiro de 2017) declarada falida por um tribunal
sul-coreano. O colapso da Hanjin foi o maior assistido pelo sector marítimo e provocou
ondas de choque pela indústria.
A indústria retirou “devida nota” do sucedido na queda de
Hanjin, a qual se ficou a dever à desaceleração económica global que afectou os
lucros de toda a indústria de transporte de cargas, criando sobrecapacidade,
taxas de frete mais baixas e níveis de dívida crescentes.
As operações do sétimo maior carregador do mundo começaram a
entrar em colapso em agosto de 2016, quando a dívida de US $ 5.400 milhões acabou
por afundar a empresa. Em seguida, entrou em liquidação judicial e solicitou a protecção
judicial.
Os navios que a Hanjin operava naquela época estiveram
presos no mar, sem que nenhum porto os aceitasse, porque os pagamentos não estavam
garantidos.
Desde então, os activos da Hanjin foram vendidos, em
primeiro lugar para tentar salvar a empresa mas, depois, fazendo parte do
processo de liquidação de activos restantes para realizar liquidez e pagar aos
credores.
A Hyundai Merchant Marine (HMM) assume-se, agora, como a maior companhia de navegação Sul-coreana.Artigo original
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