A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana
do Castelo submete hoje, ao CEF-T 2016, a candidatura da 3ª e última fase do
projecto Douro’s Inland Waterway, no valor de €59M.
A ser aprovada, a
verba vinda de Bruxelas destina-se à execução das grandes obras estruturais
contempladas no projecto, como a correcção do Canal Navegável do rio Douro nos
troços de Cotas-Valeira e Saião-Pocinho, num total de cerca de 24 quilómetros, (€33,8M),
e a reabilitação das cinco eclusas (€21,6M).
Esta 3ª fase contempla ainda a instalação de ajudas e apoio
à navegação (€3M), que se traduz na instalação de sinalização com
características compatíveis para os caudais do Douro, aumentando a fiabilidade
de segurança do utilizador e dotando a VND de equipamentos de segurança.
Estas acções permitirão à VND colocar-se nos padrões
europeus de navegação em águas interiores, permitindo que o seu trafego seja efectuado
ininterruptamente.
A execução deste projecto vai permitir a instalação de novos
meios de comunicação (VHF e AIS) em toda a VND, ter informações online de alguns aspectos importantes
para a navegação, como cotas e caudais. Permite ainda a instalação do Centro de
Controlo à Navegação, na Régua, com redundância em Leixões, que irá
possibilitar um maior apoio e controlo a todos os seus utilizadores, tanto no
segmento turístico como comercial.
O projecto Douro’s Inland Waterway 2020 representa um
grande desafio para a APDL, atendendo a que é estruturante, crítico e
determinante para garantir o desenvolvimento sustentável do Douro e região
circundante.Artigo original
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