20 de outubro de 2016

O submarino afundado por monstro marinho

Os técnicos que instalavam cabos submarinos no Mar da Irlanda encontraram um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial, desaparecido há quase 100 anos.
De acordo com a BBC World, as imagens de uma sonda revelaram os destroços de um submarino que data do final da primeira década do século XX, praticamente intacto, perto da cidade costeira escocesa de Stranraer.
Com base em registos oficiais, alguns especialistas acreditam tratar-se do UB-85, o submarino afundado em 1918 pelo navio da Marinha Real britânica HMS Coreopsis. O Dr Innes McCartney, arqueólogo marítimo que ajudou a identificar os destroços em grande parte intactos, disse à BBC que a imagem sugere ser "um submarino da Classe UBIII, da qual sabemos da perda de dois na área - o mais famoso UB-85 e sua embarcação irmã UB-82 ".
Ao que se julga saber, na sua segunda patrulha, o UB-82 foi descoberto pelo patrulha HMS Coreopsis ao largo da costa de Belfast, Irlanda, a 30 de Abril de 1918, depois de parcialmente inundad0 através de uma porta estanque semi-aberta, na tentativa de fuga ao ataque do navio britânico. O submarino foi forçado a vir a emergir, sendo abandonado pela sua tripulação, debaixo de fogo. Sem vítimas a lamentar entre a tripulação, os seus 34 membros foram levados como prisioneiros de guerra.

Mas uma lenda do folclore naval sugere que o submarino poderá ter sido atacado por um monstro do mar. Diz-se que o capitão Krech, comandante do submarino, falou de um monstro “com grandes olhos encovados e dentes com um brilho que podia ser visto à luz da Lua". O comandante terá afirmado, também, que o submarino ficou tão danificado depois da batalha contra o "monstro" que não conseguiu submergir outra vez. O HMS Coreopsis tinha encontrado o UB-85 a flutuar à superfície.

Sem comentários:

Enviar um comentário