17 de outubro de 2016

Nada tenho contra, a não ser o princípio

A emblemática linha ferroviária do Tua vai voltar a funcionar, a título experimental, em Fevereiro de 2017, uma década depois da sua suspensão, na sequência da construção da barragem do Tua pela EDP. Será a Douro Azul que irá desenvolver o projecto turístico da histórica linha, entre a Burunheda e Albergaria, o que inclui a recuperação da linha férrea numa extensão de 36 quilómetros e a aquisição dois comboios. No que concerne a albufeira resultante da Barragem Foz Tua, o projecto prevê a construção de cinco cais de embarque. Na totalidade, este projecto de mobilidade turística implicará um investimento de 15 milhões de euros, maioritariamente da EDP. Fica, no entanto, de fora a mobilidade quotidiana das populações impactadas pela construção da barragem.
Se à primeira vista parece “tudo azul”, pois… é mesmo “tudo da Douro Azul”, por 50 anos, por ajuste directo e obrigatoriamente sem concorrentes. Por mim não vejo nada em contra, a não ser o princípio.
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