A Rickmers Trust Management, que administra a Rickmers
Maritime, convocou uma assembleia geral extraordinária para 31 de Outubro, onde
os credores votarão sobre uma proposta de reestruturação da dívida da empresa. Caso
não seja aceite, a dissolução poderá ser o próximo passo a seguir.
A maior linha do Japão, Nippon Yusen KK (NYK Line), anunciou
um recorde de perda de 1,9 mil milhões USD até o 2º trimestre de 2016, e viu cair
a cotação na bolsa de valores japonesa mais de 30% só este ano.
As empresas de transporte marítimo tiveram as mais baixas
margens operacionais desde 2012, com doze das treze principais linhas a
apresentarem relatórios abaixo dos objectivos-chave. A margem operacional média
destas doze linhas de contentores foi - 9,2%, comparados com os -5,5% no 1º
trimestre de 2016, enquanto a 13ª, a Wan Hai Lines de Taiwan, se apresenta com
ganhos de 3,3%.Entre as doze linhas com margens menores incluem-se as gigantes
da indústria: Maersk Line, CMA CGM e Hapag-Lloyd (in: https://www.porttechnology.org/news/lowest_carrier_operating_margins_since_2012).
Estes são os mais recentes sinais dos problemas que
enfraquecem o sector marítimo global, depois da ZIM ter reestruturado as suas
dívidas no início da semana e do colapso da Hanjin Shipping, no final de agosto
de 2016. Aliás, um mês após a queda do gigante sul-coreano, há uma série de
lições importantes a retirar deste acontecimento. A falência da Hanjin foi, até,
descrita como o "momento Lehman" do shipping, pelo presidente da
Seaspan. Embora a comparação com a falência do Lehman, que em setembro de 2008
abalou as bases de financiamento global, com enormes consequências para a
economia imobiliária, poderá ser "um exagero", de acordo com outros
analistas, embora haja semelhanças e lições importantes a retirar.
Sem comentários:
Enviar um comentário