23 de outubro de 2016

Encalhe em Portimão

A imprensa internacional da especialidade faz eco de um incidente com o navio de cruzeiro Thomson Spirit na sua escala em Portimão a 22 do presente mês, sugerindo que o navio teria estado encalhado por cerca de 30 minutos, durante a manobra de entrada e atracação, na manhã desse dia. Afirmam, ainda essas notícias, que o incidente se deveu a falta de dragagens no Rio Arade desde há muitos anos.
Apesar da APS, Administração do Porto de Sines e do Algarve ter feito publicar um comunicado desmentindo “que, alegadamente foi abortada a manobra de entrada por falta de dragagens” , http://www.avozdoalgarve.pt/detalhe.php?id=19864 a verdade é que as notícias não referiam que a manobra havia sido abortada, tão só havia a manobra teria demorado mais por o navio ter ficado “agarrado” na areia.
Polémica à parte, todos terão razão. O navio, efectivamente, não terá encalhado (apenas “sonhado” o baixo, com o aparato de areia levantada que isso terá provocado) e o Rio Arade e a bacia de manobra do cais e Porto de Portimão poderão estar necessitados de uma “limpezasinha” que possa garantir a operacionalidade para a época de 2017 que parece ser bem animada, assim cheguem os navios elencados no sítio da Autoridade Portuária. A bem de todos: cruzeiristas, população algarvia e Portugal.
Ler notícia

Sem comentários:

Enviar um comentário