17 de outubro de 2016

Dois acidentes sucessivos em plataformas offshore na costa Noruega do Mar do Norte

Ocorreram dois incidentes sucessivos em unidades de exploração petrolíferas concessionadas pela Statoil na Costa da Noruega, Mar do Norte, um do sábado, outro no domingo.
No sábado, a Statoil informou, em comunicado, a ocorrência de um incidente de controlo no poço onde a plataforma de perfuração contratada Songa Endurance trabalhava, no campo de Troll no Mar do Norte. O poço foi, de imediato, selado com uma válvula de módulo controlador, na coluna de perfuração no fundo do mar e com uma válvula na plataforma, para evitar a saída de fluido e ocorrência de explosão. A Statoil afirmou, ainda, que decorriam trabalhos com vista à estabilização definitiva do poço, que havia 107 pessoas a bordo quando ocorreu o incidente. Embora não tivesse havido feridos nem risco de derrame de óleo, todo o pessoal não ligado à contensão do incidente foi retirado do equipamento. O incidente foi comunicado à Statoil às 9h50 CET de sábado.
Já no domingo, a Statoil anunciaria a paragem de produção e a evacuação do pessoal na sua plataforma Statfjord A, no Mar do Norte, na sequência de um incêndio. Às 8:20, hora local de domingo, um oficial da plataforma relatou fumo e fogo com origem no veio da plataforma; o fogo foi extinto pelas 11:00 sem relato de acidentes pessoais. O incêndio terá tido início n uma bomba de carga no veio e foi contido numa área protegida por barreiras antifogo. Quando foi detectado fumo, de imediato foi accionada a instalação automática de aspersão de água sob pressão.
Ler notícia

Sem comentários:

Enviar um comentário