9 de outubro de 2016

Assista ao vídeo sobre o navio pipelay Audacia

O Audacia é um navio de assentamento de tubaria, operacional desde 2007, com 225 m de comprimento, extraordinariamente versátil, optimizado para a execução de pequenos e médios projectos de oleodutos de grande diâmetro e de qualquer comprimento, em qualquer profundidade de água, que pode desempenhar todo o trabalho associado, tal como a instalação de tubos de elevação e molduras de protecção submarina.
Os oleodutos submarinos constituem uma ligação física vital entre os poços de águas profundas e as refinarias em terra, mas colocá-los não significa largar estas linhas como se fossem simples palhinhas de refrigerantes de grandes dimensões. Essa tarefa de construir e afundar ordenadamente esses tubos em vez de os largar é desempenhada por navios como o Audacia.
O navio tem 225 metros de comprimento por 32 metros de boca e pode transportar até 270 tripulantes e mais de 14 mil toneladas de tubos que variam de entre 2 e 60 polegadas de diâmetro exterior.
Como as secções de tubo são içados a partir do interior do navio, elas viajam por baixo do convés, através de uma linha de montagem com 7 estações de soldadura, seguida de uma estação de ensaios não-destrutivos e, em seguida, por três estações de revestimento, antes de ser introduzido no mar através de uma estrutura em arco, proeminente do navio, de onde é depositado no fundo do mar. Na capacidade máxima, o Audacia pode assentar cerca de 30 metros de tubo de aço a cada minuto.
Para garantir que os tubos chegam ao seu destino subaquática sem danos, o Audacia combina um sistema avançado de posicionamento dinâmico (que orienta o navio ao longo de uma rota precisa através de sinais de GPS) além de um poderoso tensor, que regula a rapidez com que a tubaria é solta.
As operações de assentamento dos oleodutos têm de ser executadas muito rapidamente, assegurando não provocar qualquer perturbação a outras actividades perto das plataformas. Devido ao seu comprimento e configuração, o Audacia podem acomodar várias estações de trabalho e tem uma maior capacidade de transporte de tubaria. A sua independência de outros navios manipuladores de ancoragem e a sua grande capacidade também garante maior autonomia.
Assistir ao vídeo

Sem comentários:

Enviar um comentário