18 de outubro de 2016

CMB assume desvalorização galopante de navios porta-contentores panamax e envia dois para a sucata

A Compagnie Maritime Belge (CMB) assumiu o seu pessimismo nas perspectivas para navios porta-contentores Panamax, tornando-se o mais recente proprietário a enviar para a sucata dois destes navios, apenas com 12 anos.
A empresa belga, associada a fundos privados norte-americanos, havia adquirido tonelagem panamax barata, no início do ano passado, mas com as taxas de fretamento a resvalarem rapidamente neste segmento, a armadora belga alterou a sua postura face ao futuro. Os navios Hunter Bear e Hunter Bull, ambos de 4.800 TEU, construídos em 2004 e adquiridos a interesses japoneses em Janeiro do ano passado, foram enviados para a sucata. O preço conseguido (US $ 300 por ldt) foi o mais elevado alcançado por qualquer navio vendido para demolição nas últimas semanas.
Este tipo de navios tem sido vendido, em massa, para demolição, tendo a BIMCO relatado que foram para estaleiro de demolição cerca de 150,863 TEU’s, só no primeiro semestre de 2016, mais ou menos o mesmo que no anterior ano e meio, em virtude da queda abrupta das taxas de fretamento nesta classe – passaram de 15.800 USD/ dia, em Março de 2015, para 5.755 USD/dia em Julho de 2016, uma queda de 63,5%.
A expansão do Canal do Panamá ditou a condenação deste segmento de navios, classificados de panamax, que têm uma boca máxima de 32 metros.
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