18 de outubro de 2016

Armadores advertidos sobre riscos no transporte de baterias iões-lítio

A companhia P&I The Standard Club emitiu um alerta aos armadores no sentido de usarem de cuidados especiais durante o transporte de baterias de iões-lítio, na sequência de relatos generalizados de auto-ignição de muitos equipamentos Samsung Galaxy Note 7.
Num comunicado aos seus membros, o P&I afirma que os perigos decorrentes do transporte destas baterias é potencialmente amplo e inclui danos à carga e casco por incêndio, lesões corporais a tripulação, desvio de rota, custos de armazenamento e eliminação, risco de poluição e risco de salvamento ou mesmo remoção de destroços.
As baterias de iões-lítio estão classificadas na Classe 9 (sob os números ONU 3480 e 3481) no Código IMDG devido aos riscos associados ao seu conteúdo químico e eléctrico. O Código IMDG adverte expressamente que "as baterias de lítio podem causar incêndio devido a uma ruptura explosiva do seu corpo, causada pela construção ou por reacção a contaminantes".
O clube recomenda que os membros insistam com os carregadores no fornecimento de evidência de autorização escrita das autoridades locais (de exportação, importação e trânsito) em conformidade com as disposições da Convenção de Basileia, antes de aceitar transportar as baterias.
Ler notícia

Sem comentários:

Enviar um comentário