19 de abril de 2022

O navio que regressou do cemitério

De volta do cemitério, um navio de cruzeiro clássico da década de 1990 chegou ao Reino Unido na semana de Páscoa, marcando o lançamento da primeira nova linha de cruzeiro dedicada do Reino Unido, em mais de uma década.

Este navio de 245 metros de comprimento, que pode acomodar 1.400 passageiros, juntamente com 600 tripulantes, chamou a atenção do mundo no ano 2020 quando foi comprado pela start-up Ocean Builders. Naquela época, três entusiastas de criptomoeda compraram o navio para o converter numa comunidade criptográfica flutuante, renomeando-o "Satoshi" em homenagem ao fundador da bitcoin Satoshi Nakamoto. Eles esperavam que Satoshi se tornasse o lar de pessoas como eles: nómadas digitais, fundadores de start-ups e primeiros entusiastas da bitcoin.

A ideia era alugar apartamentos residenciais a bordo, com todos os pagamentos feitos em moeda virtual, bitcoin. O navio deveria ficar ancorado na costa da Cidade do Panamá, de onde os moradores podiam desembarcar usando barcos de apoio. No entanto, a pandemia veio estragar os planos, além de problemas burocráticos, e os armadores não conseguiram garantir que o seu projeto fosse por diante.

No entanto, a indústria de cruzeiros tem vindo a recuperar, gradualmente e, em maio de 2021, uma nova empresa, Ambassador Cruise Line, comprou o “Satoshi” e o navio foi salvo dos ferros-velhos em Alang, na Índia.

A empresa Ambassador planeia gerir uma linha de cruzeiros com sede no Reino Unido que oferece cruzeiros que não exigem voos para ingressar no navio. O marketing é apenas para adultos, com a empresa a dizer que fornecerá “uma autêntica experiência de cruzeiro” com foco no mercado de valor premium.

Tendo enganado os sucateiros, o Ambiance parte na sua primeira viagem em 20 de abril. Além de ser um regresso à era da indústria dos anos 1990, o navio também é o último elo com a outrora popular marca Sitmar. Os aficionados por cruzeiros estão ansiosos pelo retorno do agora navio clássico, enquanto a administração está confiante em seu conceito. Mesmo antes de entrar em serviço, a empresa adquiriu um segundo navio de cruzeiro da Carnival Corporation que planeia colocar em serviço em 2023, chamado Ambition.

Fonte 

1 comentário:

  1. Esse navio chamava-se ou Regal Princess ou Crown Princess havia 2 iguais

    ResponderEliminar