A China relata que colocou o primeiro navio feeder de contentor elétrico autónomo do mundo em serviço comercial após um período de extensos testes.
O navio Zhi Fei iniciou as suas operações comerciais em 22 de abril de 2022 e foi desenvolvida através de uma ampla colaboração entre instituições chinesas.
O Zhi Fei é relatado como sendo de aproximadamente 8.000 dwt com capacidade de 300 TEU. A sua propulsão é anunciada com um sistema elétrico DC que dá ao navio feeder uma velocidade máxima de aproximadamente 12 nós e uma velocidade operacional normal de 8 nós. O Zhi Fei foi construído pelo Estaleiro de Qingdao.
O contrato de construção inicial foi assinado no final de 2019 com obras iniciadas em maio de 2020. A embarcação foi lançada em abril de 2021 com os primeiros testes no mar a ocorrerem em junho e os testes nos sistemas a começarem em setembro passado.
A avaliação técnica foi concluída em março de 2022, e o navio está agora a operar entre o porto de Qingdao, na província de Shandong, e Dongjiakou, administrado pela Navigation Brilliance (BRINAV).
De acordo com a media local, o navio usa um sistema de propulsão elétrica de rotação completa baseado em tecnologia híbrida, bem como conjuntos de baterias e geradores de grande capacidade, por meio de rede DC para obter otimização inteligente da eficiência energética.
De acordo com os chineses, esta é a primeira vez que um sistema de energia DC é combinado com operações inteligentes.
O porta-contentores também é capaz de operar em três modos diferentes, condução tripulada, condução remota e condução não tripulada. Os sistemas inteligentes podem fornecer planeamento de rotas independente, prevenção inteligente de colisões e operações de controlo remoto.
Finalmente, o navio emprega 5G, satélites e outros sistemas multirede.
Sem comentários:
Enviar um comentário