9 de abril de 2022

Depressão Evelyn dita agravamento do estado do tempo

A depressão Evelyn que colocou o arquipélago dos Açores sob avisos laranja e amarelo durante este fim de semana, irá agravar o estado do tempo em Portugal Continental a partir do final de domingo, quando a depressão passa a cerca de 240 quilómetros da ilha do Corvo.

Esta depressão tem um sistema frontal associado que começará a fazer-se sentir também em Portugal Continental no final do dia de domingo, pelo que durante os próximos dias são esperados períodos de chuva e aguaceiros no continente, bem como rajadas de vento moderado no domingo e na segunda-feira no litoral oeste, que se estenderão progressivamente para o interior do país.

Entretanto o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos laranja para as ilhas do grupo Central e Ocidental dos Açores por causa da agitação marítima, com ondas que poderão chegar aos oito metros.

As ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) já estavam desde a manhã de hoje sob aviso amarelo referente a agitação marítima, que passará para aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 18:00 de domingo, devido às previsões de ondas de noroeste de sete a oito metros.

Depois, entre as 18:00 de domingo e as 00:00 de segunda-feira as ilhas das Flores e Corvo ficam sob aviso amarelo, por causa das previsões de ondas de seis a sete metros.

Já nas ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o aviso laranja de agitação marítima, com a previsão de ondas de noroeste de sete a oito metros, estará ativo entre as 06:00 e as 21:00 de domingo, passando para aviso amarelo até às 06:00 de segunda-feira.

Fonte 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário