17 de abril de 2022

Equipa de salvamento liberta, finalmente, porta-contentores

Depois de semanas de trabalho árduo de salvamento na Baía de Chesapeake, o enorme navio Ever Forward está livre e em andamento.

O Ever Forward, de 334 metros de comprimento, estava preso na lama desde 13 de março, depois de se desviar do canal de navegação Craighill ao partir do porto de Baltimore para Norfolk, Virgínia, com um piloto a bordo.

Pouco antes das 7 da manhã do domingo de Páscoa, duas barcaças de ancoragem e cinco grandes rebocadores puxaram o navio para trás e para os lados até ser libertado. As equipas de resgate contaram com a ajuda de uma maré viva de lua cheia para libertar o navio.

Tendo esgotado todas as opções de salvamento, as autoridades tomaram, em 9 de abril, um último recurso (e muito caro) e começaram a remover contentores do navio. Profissionais de salvamento, com técnicas de grande ângulo em altura, subiram e desceram pilhas de contentores durante 12 horas por dia, na última semana, desacoplando contentores do navio e engatando-os aos guindastes. Esta operação removeu o peso do navio, permitindo que ele flutuasse, livremente, durante a maré viva.

“Parece que a Ever Forward não está a usar o motor e, em vez disso, está sendo rebocado pelos Atlantic Salvor e Atlantic Enterprise”, disse o especialista marítimo Sal Mercogliano, num tweet esta manhã. “Vimos um pouco de fumo preta quando o navio recuou do baixo. Não tenho certeza se não haverá algum tipo de dano.”

Os especialistas ainda não sabem se o encalhe foi causado por erro humano ou por falha mecânica, mas a Guarda Costeira dos EUA inspecionou o navio e recuperou Voyage Data Recorder (Black Box) do navio.

Fonte 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário