Até agora, a Ucrânia enviou cerca de 80 mil toneladas de grãos para o porto romeno de Constança, disse na terça-feira o diretor da Companhia Nacional de Administração de Portos Marítimos (CNAPM) Constança, Florin Goidea. Disse, também que são esperadas, no futuro, quantidades ainda maiores.
Os portos ucranianos estão bloqueados desde a invasão da Rússia há dois meses, e o país, um grande produtor agrícola, foi forçado a exportar para a Roménia por via férrea, pela sua fronteira ocidental ou através de pequenos portos do Danúbio.
A Roménia, um estado membro da UE, tem fronteiras comuns no Mar Negro – uma importante rota de transporte de grãos e petróleo – com a Bulgária, Turquia, Geórgia e Ucrânia.
“São cerca de 80 mil toneladas de cereal que já chegaram, estão armazenados em silos, alguns deles sendo carregados em navios. Outras 80.000 toneladas estão aprovadas e estão a caminho de Constança”, disse Florin Goidea, diretor do CNAPM, para a Reuters, segundo a Agerpres.
O diretor do CNAPM explicou que o grão chega por via férrea ou por barcaça no Danúbio, e o porto tem capacidade para receber exportações adicionais de cereais.
A capacidade de armazenamento no porto de Constança é de cerca de 2 milhões de toneladas, e no ano passado foram geridas exportações de cerca de 24 milhões de toneladas a partir daqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário