Um navio de 700 anos, incrivelmente preservado, foi descoberto na Estónia. O navio fazia parte da Liga Hanseática – uma poderosa rede comercial que se estendia da Inglaterra à Rússia.
O navio, que se acredita ser uma coca hanseática do século 13, foi encontrado numa zona em obras na capital da Estónia. O navio de madeira tem pelo menos 24,5 metros de comprimento.
Exemplos de navios preservados em tão bom estado são raros, sendo o exemplo mais famoso o do Bremen Cog, descoberto na Alemanha em 1962.
No entanto, este último naufrágio, agora descoberto, está mais bem conservado do que o Bremen Cog, afirma o arqueólogo Mihkel Tammet. Segundo ele: “Está muito bom comparado ao Bremen Cog.”
Mihkel acrescentou que o navio tem 24 metros de comprimento e nove metros de largura. As tábuas estão intactas até três metros do fundo do navio.
Explicando a estrutura do navio, Tammet acrescentou: “Ele foi construído com enormes troncos e tábuas de carvalho. O navio tem tábuas sobrepostas, seladas com pêlo de animais e alcatrão.”
Disse, ainda, que encontraram material de lã usado para embalagem, além de algumas ferramentas e fragmentos de sapatos de couro medievais.
Acrescentou que ele e a sua equipa esperam encontrar mais artefactos nas escavações que ainda decorrem.
Em 2008, havia sido encontrado outro naufrágio histórico, a 50 metros de distância da localização deste. Assim, quando a construção deste novo prédio de escritórios começou, Tammet foi chamado para supervisionar em caso de novas descobertas.
Tammet afirmou que toda aquela área estava debaixo de água no século 18. “Há 800 anos atrás, tínhamos quase dois metros de água aqui. Provavelmente, existiam bancos de areia subaquáticos móveis e rasos, difíceis de mapear, que mudavam sua forma e localização devido ao deslizamento de gelo e tempestades.”
“Este navio foi encontrado numa dessas cristas sob os sedimentos. Afundou perto da foz do rio Härjapea.”
De acordo com a media local os destroços serão removidos da sua atual posição para um local seguro, para permitir que o trabalho de construção continue.
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