Taiwan recuperou dois corpos depois que um navio tripulado por seis sul-coreanos desapareceu no Estreito de Taiwan, e operações de busca e resgate estão em curso, disseram os governos de Taiwan e da Coreia do Sul nesta sexta-feira.
Autoridades de Taiwan disseram que receberam sinais de socorro do Kyoto 1 por volta das 9h50 (0050 GMT) de quinta-feira de um local a cerca de 29 quilómetros a oeste da ilha, disse o Ministério das Relações Exteriores em Seul, acrescentando que as seis pessoas a bordo eram cidadãos sul-coreanos.
O navio de 322 toneladas, com bandeira de Serra Leoa, navegava do porto sul-coreano de Busan, rebocando o navio Kyoto 2 (que não afundou), e estava a caminho do porto de Batam, na Indonésia.
“O governo lançou uma equipa de resposta a emergências e despachou um navio de patrulha e helicópteros para uma busca”, disse o ministério em comunicado, acrescentando que está a trabalhar com as autoridades de patrulha de Taiwan.
O Centro Nacional de Comando de Resgate de Taiwan disse que o navio enviou uma mensagem de socorro em águas próximas às ilhas Penghu, no Estreito de Taiwan, que entretanto enviaram navios e aeronaves para o procurar.
Pescadores descobriram dois corpos, cujas identidades ainda não foram confirmadas, e os esforços continuam para encontrar os outros quatro, acrescentou.
Num outro acidente, um helicóptero encarregado de ajudar a operação SAR, caiu nas águas da ilha de Mara, no extremo sul da Coreia do Sul, na sexta-feira, matando dois tripulantes e ferindo um terceiro com um quarto desaparecido, disse a guarda costeira.
Uma tripulação de dois pilotos da guarda costeira e dois outros oficiais estava a bordo do helicóptero Sikorsky S-92 quando este caiu no mar 370 km (225 milhas) a sudoeste da ilha por volta de 1h32 (1632 GMT quinta-feira).
O helicóptero estava de regresso à sua base na ilha de Jeju depois de deixar seis membros de um esquadrão de resgate especial num navio de patrulha próximo que partia para Taiwan, disse Park Je-soo, oficial da guarda costeira de Jeju.
“O piloto estava vivo quando foi resgatado, mas o seu copiloto e um operador de radar estavam inconscientes. Apesar de nosso atendimento de emergência, eles não recuperaram a consciência”, disse Park num briefing televisionado.
O piloto sofreu múltiplas fraturas e foi hospitalizado para tratamento, e mantém-se uma busca ativa pela quarta pessoa desaparecida, um mecânico, acrescentou.
Sem comentários:
Enviar um comentário