11 de abril de 2022

477 graneleiros “encalhados” à espera de entrar na China

Filas de navios aumentam em Xangai e Ningbo no meio da escassez de camiões. Os navios desviam para Qingdao e Tianjin para evitar congestionamento.

Pontilhando o mar dos portos chineses estão 477 navios de carga a granel à espera de entregar matérias-primas, do minério aos grãos ao país.

As filas de navios que transportam matérias-primas aumentaram depois que Xangai iniciou um confinamento em toda a cidade no final do mês passado para combater o Covid-19. Mais de duas semanas depois, o congestionamento expandiu-se para a vizinha Ningbo-Zhoushan, já que os armadores têm vindo a desviar, desesperadamente, os navios para outros portos do país, para evitar a escassez de camionistas e o encerramento de armazéns em Xangai.

Havia 222 graneleiros a aguardar em Xangai a 11 de abril, 15% mais do que no mês anterior, segundo dados da Bloomberg. Em Ningbo-Zhoushan havia 134 navios, 0,8% mais que no mês passado, enquanto mais ao norte, os portos combinados de Rizhao, Dongjiakou e Qingdao tiveram um aumento de 33% para 121 navios.

Além disso, havia 197 navios porta-contentores carregando ou esperando para carregar no ancoradouro combinado de Xangai com Ningbo, um aumento de 17% em relação a um mês atrás.

A escassez de trabalhadores portuários em Xangai está a atrasar a entrega da documentação necessária para os navios descarregarem cargas, de acordo com armadores e comerciantes. Enquanto isso, os navios que transportam metais, como cobre e minério de ferro, ficam retidos no mar, pois os camiões não conseguem transportar mercadorias do porto para as siderurgias de processamento.

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