Os altos preços de abril para o gás natural na Europa levaram o navio-tanque de GNL British Listener a fazer uma inversão de marcha abrupta no Oceano Pacífico depois de duas semanas no mar a caminho da Ásia.
O navio fretado pela BP deixou Freeport LNG, no Texas, em 21 de março, cruzou o Canal do Panamá e estava a sudoeste do México quando mudou de rumo no 1º de abril, mostram dados de rastreamento de navios compilados pela Bloomberg. Desde então, o navio-tanque voltou pelo Canal do Panamá e agora segue para Gibraltar, mostram dados do Marine Traffic.
Esses desvios de navios-tanque não são comuns e exigem o pagamento de US$ 1 milhão em portagens para passar duas vezes pelo Canal do Panamá. Mas uma reviravolta semelhante aconteceu no início deste inverno, quando os preços do gás natural europeu começaram a liderar sobre os mercados mais tradicionais da Ásia. À medida que a guerra continua na Ucrânia e as preocupações persistem sobre os abastecimentos russos, essas economias do oriente têm cerca de dois terços de todas as cargas de GNL dos EUA a viajar para a Europa.
“Isso está de acordo com nossa previsão para importações recordes de GNL na Europa este ano, e apoiada pelo preço TTF no mês imediato negociado a US$ 3,50/mmbtu acima do JKM até agora em abril”, disse Peter Rosenthal, chefe de energia e gás da América do Norte.
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