22 de dezembro de 2020

Projeto de navio de cruzeiro cripto chega ao fim. Vai para sucata

A Ocean Builders emitiu um comunicado a potenciais investidores a informá-los de que não poderão prosseguir com o projeto Satoshi. O antigo Pacific Dawn, agora MS Satoshi, seria transformado em residência flutuante e centro tecnológico para pequenas empresas.

De acordo com um comunicado da Ocean Builders, que tinha como objetivo configurar um centro tecnológico flutuante para pequenas empresas a bordo do MS Satoshi, o projeto está morto. Depois de comprar o antigo Pacific Dawn e concluir uma operação de doca seca antes de enviar o navio para ancoradouro na costa do Panamá, a empresa diz que não conseguiu ultrapassar um obstáculo chamado seguro.

No comunicado, a empresa afirma: “Após uma busca exaustiva por um sindicato segurador para segurar o Satoshi, surgiu o obstáculo de não ter nenhuma seguradora disposta a segurar o MS Satoshi a partir do momento de lançar âncora no Golfo do Panamá.”

A declaração continua: “O mais perto que chegamos foi uma empresa que brincou connosco sugerindo um prémio de um milhão de dólares para um máximo de $ 5 milhões de cobertura. Nada que se aproximasse à cobertura de que precisávamos para estar em conformidade com a lei. Não previmos que o os P&I club´s seriam contra uma operação tão pequena quanto a nossa.”

Sem seguro, o navio não pode ter tripulação, o que significa que o navio perderia a sua classificação de classe e bandeira e a possibilidade de operar qualquer um dos negócios planeados para o navio.

A Ocean Builders solicitaram à Autoridade Marítima do Panamá que considerasse o Satoshi um navio não marítimo. Isso teria diminuído o custo do seguro e eliminado a necessidade de cumprir cerca de 32 dos 35 tratados marítimos internacionais com os quais o Panamá está obrigado. No entanto, a Autoridade Marítima informou a Ocean Builders que, como o navio tem um motor e uma bandeira, o Satoshi é considerado como navio de tráfego de alto mar.

A Ocean Builders também afirma não ter tido o apoio das próprias comunidades para as quais criaram este projeto, nomeadamente a comunidade marítima e a comunidade Bitcoin. Pelo contrário, “éramos constantemente atacados pelas mesmas pessoas que estávamos a procurar ajudar”, ainda de acordo com a Ocean Builders.

O navio seguirá, agora, para a Índia para ser desmanchado para sucata.

Fonte 


 

 

2 comentários: