31 de março de 2022

Anticoncorrência bloqueia fusão das Cargotec e Konecranes

Dois grandes fabricantes de equipamentos de manuseio de carga cancelaram uma proposta de fusão por causa da oposição de reguladores anticoncorrência.

As gigantes finlandesas de equipamentos Cargotec e Konecranes anunciaram um acordo sobre uma fusão de US$ 5 mil milhões em 2020, mas a proposta atraiu a oposição dos reguladores pelo seu potencial impacto na concorrência de um setor de logística global já sobrecarregado. As empresas teriam abandonado o acordo depois de ter sido bloqueado pelos reguladores de concorrência do Reino Unido.

O Departamento de Justiça dos EUA disse na terça-feira que as empresas não abordaram as preocupações de que a concorrência seria impactada em quatro tipos de equipamentos maciços usados ​​para movimentar contentores em portos e outras instalações de logística: guindastes de empilhamento automatizados, transportadores de straddle, guindastes de pórtico montados em carris e, ou, pneus.

As autoridades também disseram que as duas empresas rivais são líderes em automação e eletrificação nas operações portuárias, o que daria a uma empresa combinada uma grande vantagem nas decisões de compra dos clientes. Autoridade anticoncorrência dos EUA disse que o acordo proposto seria efetivamente “o culminar de décadas de consolidação” no setor.

“A proposta de fusão desses dois gigantes de equipamentos de transporte teria prejudicado os consumidores americanos”, disse o procurador-geral Merrick Garland em comunicado. “Ameaçou a cadeia de abastecimentos global e os mercados livres e justos dos quais depende a integridade da nossa economia.”

As empresas disseram, em comunicado, que continuariam como entidades independentes.

Fonte 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário