29 de março de 2022

Roterdão lança projeto piloto de regulamentação de drones

A Autoridade do Porto de Roterdão anunciou que iniciará um projeto piloto de regulamentos sobre drones para garantir que o tráfego seja coordenado de forma adequada.

Este é o primeiro piloto do tipo a ser introduzido na Holanda.

Este piloto visa ajudar a Autoridade do Porto de Roterdão a elaborar um conjunto adequado de regras para o tráfego seguro no seu “espaço aéreo de nível muito baixo”.

“O número de voos de drones – para inspeções, segurança, deteção de crimes e, num futuro não muito distante, para entrega de encomendas – está a aumentar”, disse a Autoridade do Porto de Roterdão em comunicado.

“Este desenvolvimento positivo está alinhado com a política da Autoridade do Porto de Roterdão de ser um porto limpo e inteligente.

“Os drones são rápidos, limpos, relativamente baratos, seguros e requerem pouca manutenção. No porto híbrido do futuro, ​​além de embarcações, trens e caminhões serão usados drones para o transporte de cargas e passageiros.”

Espera-se que os primeiros vertiports (áreas projetadas, especificamente, para pouso e descolagem de aeronaves) possam ser testados em Roterdão no início de 2024, para dois anos depois surgirem os primeiros voos comerciais usando táxis voadores.

Atualmente, os fabricantes estão a desenvolver esses drones para transportar entre dois e seis passageiros.

Como a segurança é uma das maiores prioridades do Porto de Roterdão, a autoridade portuária convidará empresas que oferecem sistemas de Gestão de Tráfego Não Tripulado (UTM), também conhecido como ‘U-Space’, a licitar, brevemente, em concurso.

Os Ministérios da Defesa e Infraestrutura e Gestão da Água e a Inspeção de Meio Ambiente e Transporte Humano estão diretamente envolvidos no desenvolvimento do protótipo U-Space Airspace de Roterdão.

O piloto começará em meados de 2022 e levará cerca de dois anos. Após a conclusão, mais decisões podem ser tomadas sobre a configuração do controlo do espaço aéreo por drones.

No ano passado, o Porto de Roterdão anunciou um piloto de drone bem-sucedido, depois de uma seção do cais no Canal do Yangtze ter sido transformada num porto de drones, para demonstração de um drone de longo alcance da empresa holandesa Avy.

Fonte 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário