Tendo uma gama diversificada de usos nos setores comercial, industrial, transporte e energia, o GNL viu o seu mercado global expandir nos últimos anos. Este aumento da procura mundial levou a desenvolvimentos marítimos na construção de maiores e melhores navios de transporte de GNL.
A invasão da Ucrânia pela Rússia interrompeu o movimento global de commodities energéticas, especialmente, no que respeita o gás natural para a Europa, através do gasoduto dos Urais. Com esse fluxo suspenso, tem de se olhar outros mercados, restando aos navios transportar maiores volumes.
Equipados com as mais recentes inovações marítimas e projetados com perfeição, estes navios-tanque de GNL são capazes de operar nas áreas mais difíceis, como o Atlântico Norte, repleto de águas geladas.
Olhemos, pois, para os atuais maiores navios de GNL do mundo e as características que os distingue.
1. Classe Qmax
Os navios Qmax são operados pela Qatar Gas, uma importante empresa de GNL. Estes navios são os maiores do mundo, sendo que o nome 'QMax' significa o tamanho máximo capaz de atracar nas instalações do terminal de GNL do Qatar, o país de operação. Esses navios-tanque de GNL usam um tipo de tecnologia de membrana que garante a máxima eficiência.
Têm cerca de 354m de comprimento e 55m de boca, com um calado máximo de 12m e uma capacidade entre 263.000 a 266.200m3. Ao todo são 14 navios construídos na Coreia do Sul pelas SHI e DSME.
Os Q-Max também são conhecidos pelos recursos avançados que apresentam, desde os motores que, não só, queimam menor quantidade de combustível, como produzem 35% menos emissões de carbono. Outra novidade é o sistema de extinção de incêndio sem carbono, o primeiro do seu tipo, a ser usado em navio de GNL.
2. Classe QFlex
Os navios QFlex, na sua maioria da Qatar Gas, são os segundos maiores navios-tanque de GNL do mundo. Foram os maiores até à chegada dos Qmax. São 31 os navios desta série, todos construídos na Coreia do Sul, o primeiro pela Hyundai Heavy Industries, em 2007.
Medem 315m de comprimento por 50m de boca, com um calado máximo de 11m, tendo uma capacidade de carga entre 209.000 a 217.500m3.
3. SK Audace
Tendo adquirido o seu primeiro navio de GNL em 1994, a SK Shipping opera, hoje, uma frota de 12 navios, o que a torna a maior empresa de transporte de GNL da Coreia do Sul. O SK Audace e o SK Resolute foram os primeiros navios de uma série de 21 com 180.000m3 de capacidade entregues entre julho de 2017 e hoje, a diversos operadores globais, de entre outras, a Gaslog, Knutsen e Mitsui.
Variando entre os 293,5m e os 297,9m de comprimento e os 47,9m e 48m de boca, têm um calado máximo de cerca de 12,9m. Todos eles foram construídos pelas 3 maiores construtoras da Coreia do Sul.
4. Castillo de Merida & Castillo de Caldelas
Série de apenas dois navios construídos pelo estaleiro japonês Imabari Shipbuilding para o armador espanhol Empresa Nacional Elcano de la Marina Mercante, S.A. Têm uma capacidade de 178.000m3 e navegam sob registo de Malta. Medem de comprimento 296,9m e 49,1m de boca. O seu calado máximo é de 12,6m.
5. Gigiralaitebo & Spirit of Hela
Uma série única de 2 navios com capacidade para 177.000m3 recebidos pela Mitsui OSK Line dos estaleiros coreanos da Hyundai Heavy Industries em 2009.
A MOL iniciou-se neste transporte em 1983. Em 2018, tornaram-se a primeira empresa de navegação asiática a operar um navio-tanque de GNL quebra-gelo para o projeto Yamal LNG, sendo pioneiros na Rota do Mar do Norte.
6. LNG Bonny II
Primeiro de uma série de 8 navios de capacidade compreendida entre os 175.000m3 e 177.000m3, construídos na Coreia do Sul pelas gigantes SSI e HHI, entre dezembro de 2015 e junho de 2016. Medem 299.5m de comprimento por 46m de boca, calando 12,97m carregado.
Seis deles pertencem à Bonny Gas Transport Bermuda Shell, uma subsidiária da Nigeria LNG ou NLNG, que é uma joint venture da Nigerian National Petroleum Corporation (NNPC), Royal Dutch Shell, Total S.A. e Eni. Os outros dois navegam com bandeira espanhola e são operados pela Knutsen OAS Shipping.
7. Pan Asia
Série de 10 navios de tecnologia “NO96” e Tri-Fuel Diesel Electric (TFDE), construídos pela Hudong–Zhonghua Shipbuilding – uma subsidiária da China State Shipbuilding Corporation – com capacidades compreendidas entre os 174.100m3 e os 174.400m3 de gás natural liquefeito. Destes, quatro pertencem à Teekay LNG e operam sob contratos de afretamento de 20 anos com a Methane Services Limited, uma subsidiária integral da Shell. Os restantes, são propriedade da China Shipping LNG.
As suas dimensões, com pequenas variações, são de 290m de comprimento e 46.95m de boca. O seu calado máximo é de 11,95m.
8. Maran Gas Achilles
Perto de 80 navios, na sua quase totalidade construídos pelas maiores da Coreia do Sul (SHI, DSME, HHI, HSHI) e entregues entre janeiro de 2016 e dezembro de 2021. Encontramos navios desta série na maioria das operadoras mais importantes do panorama da indústria. Têm de capacidade 174.000m3, medem 290m por 46,4m e o seu calado de verão é 12,63m – valores médios.
9. Classe M
Os navios da classe M podem transportar 174.000 m³ de GNL. São navios de bicombustível equipados com motores de injeção de gás controlada eletronicamente (MEGI) do tipo M. Estes navios também podem ser abastecidos com gás natural e estão equipados com sistemas de reliquefação parcial.
Os cinco navios gémeos “M” pertencem à Teekay LNG e foram construídos no estaleiro Daewoo na Coreia do Sul, estando todos em afretamento de longo prazo pela a Shell. Têm nomes que começam por “M”: Murex e Macoma (2017); e Myrina, Mégara e Magdala (2018).
10. Castillo de Santisteban
Construído pela coreana STX Offshore & Shipbuilding CO, LTD e entregue em 25 de fevereiro de 2011 à espanhola Empresa Naviera Elcano, navega sob registo de Malta. Tem uma capacidade para 173.600m3, mede 299,9m de comprimento por 45,8m de boca e tem um calado de verão de 12,5m.
11. Barcelona Knutsen
Série de mais de 50 navios construídos pela Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering da Coreia do Sul para inúmeras empresas do setor, entre abril de 2010 e junho de 2021. Este, que abriu a série, é propriedade da Norspan LNG V AS e operado pela Knutsen OAS Shipping sob pavilhão espanhol.
Têm uma capacidade de carga de 173.400 m3 de LNG, com um comprimento que varia entre os 290,20m e 294.97, por de 45,8m a 46,4m de boca e um calado entre 12,52m e 12,9m.
12. Atlanticmax
Quatro navios pertencem a esta série, que resultou de uma parceria entre a Sovcomflot – a maior empresa de transporte marítimo da Rússia – e o estaleiro STX Offshore & Shipbuilding. Os dois primeiros navios-tanque da série foram os Velikiy Novgorod e Pskov, os últimos o SCF Melampus e o SCF Mitre, e estão em operação através de contratos de longo prazo com a Gazprom.
O comprimento total dos navios é de 300m e a sua boca é de cerca de 45,8 m, com um calado de verão de 12,5m e uma capacidade de carga de 170.200m3. São os primeiros do tipo designado Atlanticmax, com casco mais espesso – têm a classe de gelo 'Ice2' e são projetados para operar em baixas temperaturas e em condições climáticas adversas. Navegam sob a bandeira da Libéria.
Fontes: GTT.fr; Marine Link; MarineInsight.com;
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