29 de abril de 2021

Sri Lanka expulsa de porto navio com carga radioativa para a China

Quarta-feira passada foi diferente para as autoridades portuárias do Sri Lanka. E por quê? Imagine-se um navio que transporta carga radioativa a entrar em porto nacional sem declarar o que transporta. Bem, foi exatamente o que aconteceu no porto de Hambantota, no sul do Sri Lanka.

Um navio registado na Antígua, o MV BBC NAPLES entrou nas águas territoriais do Sri Lanka sem declarar a sua carga radioativa com destino à China. Resultado: as autoridades do Sri Lanka decidiram expulsar o navio.

A principal autoridade de tomada de decisão nuclear no Sri Lanka (o Conselho Regulador de Energia Atómica) declarou que o navio foi convidado a deixar o porto depois que as autoridades o encontraram no porto de Hambantota, (atualmente administrado pela China), na noite de terça-feira, com uma carga de hexafluoreto de urânio.

Em declarações à AFP, o Diretor Geral do Conselho Anil Ranjith disse: "O navio não declarou a sua carga perigosa - hexafluoreto de urânio, e decidimos ordenar que ele deixasse as nossas águas de imediato."

Acrescentou, ainda, que o navio estava a caminho de um porto chinês (não nomeado), vindo de Roterdão. Pelo caminho, experimentou dificuldades técnicas e teve que entrar no porto de Hambantota.

A China Merchants Port Holding Company é o gestor comercial do navio.

Fonte 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário